quinta-feira, 9 de junho de 2011

Conhecer para Preservar!: Diário de um evento

Dia 10 de fevereiro de 2011, as instituições privadas e publicas de Bonito se reúnem com a equipe do IASB para discutir a 2ª edição da Feira Ambiental e Social de Bonito: Conhecer para Preservar!. Era necessário definir datas, horários, atividades, parceiros. Sugestões foram dadas e reunião encerrada. Tínhamos 111 dias, contando os finais de semana e feriados para elaborar um evento que reunisse conhecimento, diversão e aprendizado em um único lugar.
Planejar, convidar, estruturar. Estas eram as palavras chave para a ação do Projeto Ilhas Verdes, na época recentemente aprovado pela Petrobras, através do Programa Petrobras Ambiental. Foi necessário conciliar visitas de campo, cadastro de propriedades rurais e as campanhas de arrecadação de diferentes materiais para montar a estrutura da feira.
Campanhas como “Pego aqui, uso acolá, para Bonito não sujar” visava à arrecadação de garrafas PET, as empresas de Bonito colaboraram estocando caixas de papelão, as mesmas também eram pegas nas ruas da cidade quando avistadas. Madeira, caixas de verdura, vidro, isopor, todo material que pudesse ser transformado era coletado e armazenado. Passamos para a segunda fase, estruturar! Paredes de PET, armários de caixas de verdura, animais feitos com caixas de ovos, até uma árvore gigante com os resíduos da celulose, de sua origem ao destino final, o papelão.
Visitas as escolas eram freqüentes, pois era necessário divulgar os concursos culturais “Linhas na Serra da Bodoquena” e “Recicla Fashion”.
Os convites eram fundamentais, a divulgação do evento mais ainda. E-mails, telefonemas, cartas, a cada dia era vencido um andar. A equipe se superava a cada dia, Nadiani, pedagoga e secretária do IASB, se desdobrava entre a produção estrutural da feira e a organização dos voluntários. A Liliane, coordenadora do Projeto Ilhas Verdes e técnica do IASB, resolvia todos os “pepinos” que obviamente apareciam. Desentendimentos fazem parte do pacote, mas com bom senso foram superados, pois o objetivo era o mesmo para toda a equipe, o sucesso da Feira.
Começaram a aumentar os voluntários, o escritório estava sempre cheio, o prédio onde funciona quatro instituições, ATRATUR, ABH, ABRASEL e IASB, respirava o evento. Familiares viajaram quilômetros, dedicaram suas férias, finais de semana e noites de descanso para ajudar a construir o tão sonhado evento.
Os dias passaram rápidos, o cronograma da feira estava pronto, os últimos detalhes pareciam não ter fim, mas conseguimos. Dia 02 de junho de 2011, ás 08:00 hs, foram abertos os portões do Salão Acácia Branca para a II Feira Ambiental e Social de Bonito. Ocorria naquele momento à soma do planejamento, dos convites que em alguns momentos eram insistentes, de cada estrutura construída com tanto carinho e dedicação de uma equipe, não apenas do IASB, mas de pessoas que acreditaram e se comprometeram a fazer o melhor.
Convido a todos a prestigiarem as imagens com os resultados dessa conquista, que busca melhorar e fazer da 3ª edição em 2012 um evento mais encantador.

Por: Marilizi Duarte

Um comentário:

  1. O sucesso do evento foi fruto de um trabalho de equipe. Uma equipe comprometida move montanhas. E a humildade de pedir ajuda e compartilhar conhecimentos fazem com que cada vez mais tenhamos mais parceiros apoiando as ações do IASB, fazendo com que esta equipe se sinta fortalecida e amparada por pessoas que também acreditam nos mesmos ideais. Desejo que a chama que se ascendeu nos novos membros dessa equipe fique cada vez mais intensa, permitindo que possamos realizar trabalhos muito melhores e importantes para a comunidade bonitense e para os recursos naturais da região. Obrigada meninas pelo empenho, dedicação e comprometimento! Vamos fazer a diferença!!! Liliane Lacerda - coordenadora do Projeto Ilhas Verdes

    ResponderExcluir

Related Posts with Thumbnails