sexta-feira, 9 de dezembro de 2011

Alunos do Projeto Jovens do Futuro e CEI do bairro Marambaia unidos pela natureza


No dia 08 de dezembro, no anfiteatro do CRAS, ocorreu o enceramento das atividades do “Jovens do Futuro” com a participação das crianças do CEI - Hermínia Teixeira Siqueira. Os alunos da Guarda Ambiental Mirim entraram em forma e demonstraram para as crianças que não basta apenas usar farda, tem que acreditar na mudança e colocar a mão na massa. A proposta da atividade era simples, enfeitar uma árvore de natal ambiental, com produtos de papelão e informações ambientais. A grande surpresa foi o monitoramento realizado pelos mirins, que com muita paciência transmitiram informações para as crianças e mobilizaram todos para a produção das bolas de natal ecológicas. Depois da produção se deslocaram para o CEI que se localiza no bairro Marambaia e enfeitaram a árvore de oiti que fica na entrada das salas.
Segundo a coordenadora do projeto, Marilizi Duarte, “a mobilização dos mirins, a participação das crianças do CEI, a colaboração de profissionais especializados e parceria entre o setor público e privado, demonstrou que o projeto apesar de piloto surtiu resultados satisfatórios, baseado na construção de valores e ampliando as possibilidades de transformações ambientais, culturais e sociais”.
O IASB e a Secretaria Municipal de Assistência Social convidam a comunidade a participar da cerimônia de encerramento e entrega de certificados que ocorrerá no dia 12 de dezembro, às 09h00 no CRAS, localizado no bairro Marambaia, Bonito/MS.
Jovens do Futuro
O Projeto Ilhas Verdes patrocinado pela Petrobras, por meio do Programa Petrobras Ambiental, buscando estimular a conservação da natureza entre a comunidade bonitense elaborou o sub projeto “Jovens do Futuro”, executado pelo IASB - Instituto das Águas da Serra a Bodoquena com parceria da Secretaria Municipal de Assistência Social, através do CRAS - Centro de Referência em Assistência Social e o CREAS - Centro de Referência Especializado em Assistência Social.
Iniciado em agosto de 2011, o projeto piloto “Jovens do Futuro: educação ambiental com atividades de conscientização, sensibilização e vivência com a natureza” buscou capacitar os alunos da Guarda Municipal Mirim e da Guarda Ambiental Mirim a construírem valores sociais, conhecimento e habilidade voltados para a conservação do meio ambiente.
Semanalmente foram trabalhados temas socioambientais, baseados em três frentes: Ambiente natural, ambiente artificial e ambiente pessoal e social, visando inserir os jovens alunos na realidade local e mundial, mas principalmente despertando o interesse pela busca de soluções, tornando-os agentes difusores.
Por: Marilizi Duarte
















Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts with Thumbnails