sexta-feira, 20 de janeiro de 2012

Técnicas do Projeto Ilhas Verdes fazem vistorias em Áreas

Em retorno as atividades a equipe técnica do Projeto Ilhas Verdes começou na semana passada a vistoriar os plantios de recuperação de Área de Preservação Permanente e Reserva Legal, realizados a partir do mês de setembro conforme previsto no projeto.

O objetivo das visitas é acompanhar o andamento dos plantios, onde estão sendo implantadas as metodologias programadas no projeto e diagnosticar possíveis falhas. Cerca de 4 áreas já receberam as visitas das técnicas, Chácara Reis, Chácara Cristal, Chácara Paraíso e Sitio Santa Rita.

Os plantios de recuperação previsto no projeto Ilhas Verdes patrocinado pela Petrobras, através do Programa Petrobras Ambiental, visa encontrar uma solução simples, barata e eficaz de controle do capim braquiária. Trata-se de um projeto demonstrativo de recuperação florestal desenvolvido em propriedades rurais do rio Mimoso através de um método para controle do capim braquiária denominado “Ilhas Verdes”. Esta técnica consiste na proteção das mudas e sementes nativas, evitando a proliferação do capim próximo a elas, não necessitando de manutenção constante.

Flecha apontando a muda brotando.

Sementes germinando
Sementes germinando.

Qualidade do solo no dia da vistoria. 



Coroamento das mudas em meio ao capim braquiária. 

Muda (flecha).

 Muda (Flecha) dentro da ilha verde.


Um comentário:

  1. Muito bom!Trabalho show.
    Amo fazer plantios para recuperação de área degradada.

    Adriano Pereira.
    Técnico em Meio Ambiente

    ResponderExcluir

Related Posts with Thumbnails