sexta-feira, 20 de abril de 2012

Acadêmicos de Biologia da UCDB conhecem as ações do IASB





Acadêmicos do curso de Biologia da Universidade Católica Dom Bosco (UCDB) participaram de palestra sobre as principais ações realizadas pelo Instituto das Águas da Serra da Bodoquena – IASB no último domingo (15), em Bonito/MS.

Liliane Lacerda, coordenadora da instituição, falou sobre o histórico do IASB, funções do terceiro setor e projetos realizados, tendo destaque os projetos em desenvolvimento, Ilhas Verdes e Feira Ambiental e Social de Bonito. Os acadêmicos foram convidados a participarem das ações realizadas, tanto por meio de estágio quanto do voluntariado.



A palestra foi ministrada durante visita técnica dos acadêmicos à região. Esta visita faz parte da disciplina de Ecologia, ministrada pelo Professor Kwok Chiu Cheung, coordenador do curso. O objetivo da visita foi fazer com que os estudantes conheçam as dificuldades de se trabalhar fora da sala de aula, proporcionando aos mesmos o aprendizado e a vivência de campo.



Egressa em Biologia da UCDB, Liliane ressaltou ainda durante sua apresentação a satisfação de passar um pouco de sua experiência profissional para os futuros biólogos, bem como reencontrar colegas de turma e ex professores.





IASB

O Instituto das Águas da Serra da Bodoquena – IASB é uma organização não governamental sem fins lucrativos, fundada em 12 de dezembro de 2002 por pessoas com formação e experiências variadas na área rural e ambiental.

Tem como missoão gerir os recursos naturais de forma participativa e sustentável, visando recuperar, conservar e proteger os solos, matas, rios e a biodiversidade da região da Serra da Bodoquena, contibuindo para a melhoria da qualidade de vida.

O IASB promove ações e implanta projetos nas áreas de recuperação e educação ambiental, buscando incentivar a conservação da natureza e proteção dos recursos naturais.

Para saber mais sobre o IASB consulte: www.iasb.org.br


Projeto Ilhas Verdes

Ilhas Verdes é um projeto demonstrativo de recuperação florestal desenvolvido no município de Bonito, Mato Grosso do Sul.

A recuperação é feita com base em uma técnica que tem como princípio reduzir a necessidade de manutenção do capim braquiária nas áreas plantadas. Sem manutenção constante, o custo da recuperação poderá diminuir em até 50%.

Outra ação importante do projeto é o envolvimento da sociedade bonitense, dentre crianças, jovens, adultos, poder público e produtores rurais, em ações ambientais.

Além dessas ações, muitas outras estão sendo desenvolvidas desde janeiro de 2011 quando iniciou o projeto que conta com o apoio da Petrobras, através do Programa Petrobras.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts with Thumbnails