segunda-feira, 11 de março de 2013

Metodologia de Plantio de mudas: Enriquecimento

O enriquecimento é recomendado para áreas que possuem poucas espécies e consiste em reintroduzir sob a copa das árvores de floresta degradada ou em recuperação algumas espécies de plantas que existiam originalmente. Com está técnica, nem espaçamentos nem alinhamentos são definidos e podem ser utilizados mudas e/ ou sementes.

As mudas podem ser distribuídas isoladamente ou agregadas ("ilhas") e pode-se optar por uma ampla diversidade de espécies e diferentes formas d e vida, como: ervas trepadeiras, arbustos e árvores.

O enriquecimento pode ser feito com espécies frutíferas, madeireiras, medicinais e melíferas, cujo aproveitamento pode servir de fonte de renda alternativa e até mesmo fonte de alimentação para pequenos produtores rurais.

Uma forma de enriquecimento é a "alocação de serapilheira", a qual consiste em colher uma mistura do chão de florestas não degradadas contendo folhagens, sementes e solo superficial, e implantá-la diretamente nas áreas em restauração. Para que a técnica dê bons resultados, sugere-se que seja realizada em épocas de clima favorável (chuvoso). Uma das vantagens dessa forma de enriquecimento é a possibilidade de atrair outras formas de vida, como cipós e herbáceas, para as áreas degradadas. No entanto, a alocação de serapilheira não é indicada para recuperação de áreas abertas devido ao excessivo ressecamento das camadas superficiais do solo causado pelo longo período de seca.

Nos próximos posts iremos dar exemplo de tipos de plantio de mudas como, por exemplo, "Adensamento" e o "Sistemas Agroflorestais".

Fonte: Cartilha Ilhas Verdes (Disponível aqui) 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts with Thumbnails