segunda-feira, 18 de março de 2013

Metodologia de Plantio de mudas: Sistemas Agroflorestais

Sistema agroflorestais (chamados SAFs) são compostos por um consórcio de espécies arbóreas e arbustivas, culturas agrícolas e até mesmo animais de um sistema de produção. Com um consórcio de espécies de portes diferentes, possibilita-se uma maior utilização dos mais variados extratos da floresta tanto na parte aérea quanto na subterrânea. Além disso, os SAFs imitam o ambiente de uma floresta natural.

Nesse tipo de ambiente, as plantas tendem a se desenvolver de forma mais independente e rígida, ou seja, ela se "sente em casa" e necessita menos de fertilizantes, venenos, etc. Os sistemas agroflorestais, no inicio de sua implantação, requerem certo investimento, incluindo compra de mudas, sementes, contratação de mão de obra para controle de especies invasoras, entre outros. Porém, na meda em que evoluem em seu estágio sucessional, não necessitam  de manutenção constante, exigindo apenas pequenos desbastes e, se for de interesse do produtor, colheita dos produtos produzidos. Além disso, quanto mais diversificado o sistema, menos o produtor terá a necessidade de utilizar insumos agrícolas (agroquímicos, fertilizantes,etc.), e, por conseguinte, obterá maior renda líquida. 

Em pequenos propriedades ou posses do agricultor familiar, do empreendedor familiar rural ou dos povos e comunidades tradicionais, a legislação permite que o sistema seja adotado inclusive para a recuperação de Matas Ciliares, desde que não comprometa sua função ambiental. Assim, os SAFs são uma excelente alternativa para aquele produtos que deseja recuperar uma área degradada e diversificar sua produção, garantindo renda ao ano todo!


Nos próximos posts iremos dar exemplo de tipos de plantio de mudas como, por exemplo, "Adensamento" e o "Sistemas Agroflorestais".

Fonte: Cartilha Ilhas Verdes (Disponível aqui) 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts with Thumbnails