segunda-feira, 1 de julho de 2013

Atrativo utiliza metodologia do Projeto Ilhas Verdes em Plantio

Em parceria com o Instituto das Águas da Serra da Bodoquena - IASB a equipe da RPPN Cabeceira do Prata realizou no último mês um plantio de mudas de árvores nativas. 

O plantio foi realizado dentro da área de restauração florestal na Lagoa Misteriosa. O programa de reflorestamento visa também restaurar os processos ecológicos através do resgate da diversidade vegetal e da busca da autoperpetuação dessas áreas no tempo.

A metodologia utilizada foi o plantio em ilhas, metodologia esta que o Instituto das Águas da Serra da Bodoquena – IASB vem utilizando para restauração florestal na região, através do projeto Ilhas Verdes.

Esta metodologia consiste no plantio adensado de mudas (também conhecido como “grupos de Anderson”), onde 3,5 ou 13 mudas são plantadas com espaçamento de 0,5 m de forma homogênea ou heterogênea. Acrescentou no plantio de mudas sementes de espécies nativas de diferentes estratos vegetais (espécies herbáceas, arbustivas e arbóreas).

O grupo formado pelas plantas e sementes tende a favorecer as mudas centrais para o crescimento em altura e as laterais para o desenvolvimento de ramificações. O conjunto se comporta como se fosse um único indivíduo, capaz de propiciar o desenvolvimento de espécies mais esciófilas (exigentes de sombra).

Além disso, as ilhas também prezam pela diminuição da manutenção dos plantios. O capim demora a nascer próxima a muda, permitindo que as manutenções sejam feitas a cada 5 ou 6 meses pelo menos.

Ao todo foram plantadas 60 mudas que foram distribuídas em 12 ilhas com diâmetro de 3,5 m em média. As covas foram fertilizadas com compostagem, com o objetivo de disponibilizar nutrientes para as plantas e permitir uma melhoria da qualidade do solo, realizou - se a distribuição das mudas nas covas e assim plantadas sendo ambas produzidas na própria fazenda.





Fotos: Valdenir de Souza - Lagoa Misteriosa





Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts with Thumbnails