sexta-feira, 26 de julho de 2013

Projeto Ilhas Verdes disseminando metodologias nas propriedades da região


Monitoramentos das Mudas. 
A partir de 2012, após os resultados do Projeto Ilhas Verdes, o Instituto das Águas da Serra da Bodoquena está adotando a metodologia aplicada no projeto, inclusive nas áreas de plantio do Programa Plante.

As mudas do Programa Plante Bonito encontram-se em bom estado de desenvolvimento, mas, nas manutenções realizadas pelos funcionários das propriedades algumas mudas são podadas durante a roçada da braquiária e encontram-se em processo de rebrota.

Na última semana o IASB realizou vistoria em uma das áreas do Programa Plante Bonito, nessa área cerca de 30% das mudas morreram e algumas teve ser crescimento afetado por conta das manutenções, como citado acima (Foto 2 e Foto 3).

Reforçando o compromisso de cuidar das mudas por 2 anos e, caso morrer realizar o replantio das mudas, o IASB estará providenciando para até final de agosto o replantio dessas mudas.

O replantio das mesmas utilizará a metodologia do Projeto Ilhas Verdes. Esta metodologia consiste no plantio adensado de mudas (também conhecido como “grupos de Anderson”), onde 3,5 ou 13 mudas são plantadas com espaçamento de 0,5 m de forma homogênea ou heterogênea. Acrescentou no plantio de mudas sementes de espécies nativas de diferentes estratos vegetais (espécies herbáceas, arbustivas e arbóreas).

O grupo formado pelas plantas e sementes tende a favorecer as mudas centrais para o crescimento em altura e as laterais para o desenvolvimento de ramificações. O conjunto se comporta como se fosse um único indivíduo, capaz de propiciar o desenvolvimento de espécies mais esciófilas (exigentes de sombra).

Além disso, as ilhas também prezam pela diminuição da manutenção dos plantios. O capim demora a nascer próxima a muda, permitindo que as manutenções sejam feitas a cada 5 ou 6 meses pelo menos, chegando até a 1 ano.

Ao todo serão plantadas 150 mudas, distribuídas em 30 ilhas com diâmetro de no minimo 2,0 m em média.
Foto 2: Muda em processo de rebrota.

Foto 3: Muda em processo de rebrota.

Mudas em ótimo processo de desenvolvimento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts with Thumbnails