quinta-feira, 26 de junho de 2014

Audiência pública sobre problemas ambientais de Bonito reúne mais de 100 pessoas

Mais de 100 pessoas compareceram à audiência pública sobre os problemas ambientais de Bonito.

Realizado na última quarta-feira (26) no auditório da UFMS-CP Bonito, o evento promovido pela 2ª Promotoria de Justiça e a Secretaria de Meio Ambiente contou com a participação de representantes da comunidade, imprensa, de organizações não governamentais e poder público.

A finalidade do evento foi debater e avaliar as questões ambientais do município, dando continuidade à mesa redonda “Múltiplos Usos da Bacia Hidrográfica do Rio Formoso”, realizada durante o I Seminário de Conservação da Serra da Bodoquena promovido pelo Instituto das Águas da Serra da Bodoquena, através do Projeto Ilhas Verdes patrocinado pela Petrobras.

Na oportunidade, o Conselho Municipal de Meio Ambiente apresentou à população os problemas ambientais em que pretende focar sua atuação em 2014:

1. Ordenamento da paisagem urbana e rural
2. Áreas de Proteção Permanente – APP’s
3. Conservação do Solo
4. Uso e qualidade da água
5. Resíduos Sólidos
6. Criação e implantação de Unidades de Conservação
7. Arborização Urbana

Sendo uma audiência publica foi garantido aos participantes o direito de se manifestar e expor seus pontos de vista de maneira justa e adequada. E os assuntos mais elencados pelos mesmos foram em relação ao turvamento dos rios, principalmente do principal rio de Bonito, o Formoso; descarte inadequado dos resíduos sólidos; falta de conservação das estradas, sendo esta prática uma das que mais afetam o rio Formoso; e, por último, a falta de licenças ambientais para algumas atividades que acabam por ser bastante impactantes.

Ao final do encontro, os presentes aprovaram por maioria de voto Moção de Apoio em favor da manutenção e ampliação da legislação ambiental que protege os rios turísticos da microbacia do Rio da Prata, Formoso e Peixe, manifestando-se de forma contraria a qualquer redução nas áreas de preservação permanente e metragens de faixas de proteção ambiental. 

Para as entidadades de classe, ficou estabelecido que seus gestores farão uma consulta ao seus pares, para num prazo de cinco dias, apresentarem um posicionamento em relação a moção.

O IASB se fez presente na audiência representado por seu presidente, vice presidente, demais associados e equipe técnica por considerar a importância de um evento como este para a região.
 
Por sua criação, voltada para a conservação do rio Mimoso e após a ampliação de suas atividades, estendidas para todos os rios da Serra da Bodoquena, a instituição se sente responsável por atuar na melhoria da qualidade das matas e das águas da bacia do Formoso.
 
Para isso, desenvolve projetos como o Ilhas Verdes, que prevê apoio técnico e doação de mudas nativas aos produtores rurais interessados em recuperar suas áreas de mata ciliar.
 
Além disso, dissemina boas práticas no campo, por meio de dias de campo, oficinas, reuniões e palestras, colaborando com a junção da conservação x produção no município.
 
Oportunidades como esta proporcionada pela audiência, de ouvir a população, reforça e direciona ainda mais as linhas nas quais a instituição atua e o público alvo que precisa de seu atendimento.
 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts with Thumbnails