quarta-feira, 11 de junho de 2014

Resultado do Concurso Recicla Fashion

O concurso Recicla Fashion, há cinco anos vem sendo realizado pelo Instituto das Águas da Serra da Bodoquena/IASB em parceria com as escolas públicas e privadas do município de Bonito, mas nesta quinta edição o concurso abrangeu os municípios de entorno ao Parque Nacional da Serra da Bodoquena.

Criatividade e beleza estiveram presentes nos figurinos da Escola Estadual Bonifácio Camargo Gomes, Colégio Honorato Jacques, ambos de Bonito, e da Escola Estadual João Pedro Pedrossian do município de Bodoquena/MS.

Os figurinos apresentadas foram produzidas a partir de materiais recicláveis, concretizando os objetivos propostos pelo IASB nas suas cinco edições, contribuindo para a valorização dos resíduos sólidos urbanos produzidos na região da Serra da Bodoquena.

O Concurso Recicla Fashion é uma ação inserida no Projeto Ilhas Verdes e conta com o patrocínio da Petrobras.

Foram muitos os que quiseram assistir, o desfile no auditório do Centro de Convenções, mas, para os que não puderam estar presentes segue abaixo fotos e a descrição dos figurinos apresentados.

Escola Estadual Bonifácio Camargo Gomes/BCG



Tema do Figurino: Registrando as Belezas da Serra da Bodoquena
Descrição Figurino Feminino: A escola BCG homenageia a Serra da Bodoquena com o tema "Registrando as Belezas naturais da Serra". A aluna desfila ao som da música "Bonito por Natureza" de Boni Miranda, com vestido representando as águas dos rios e cachoeiras, elaboradas com retalhos de TNT e sacos plásticos azuis, em um toque especial ao verde das matas ciliares que se encontram revestidas com retalhos de malhas e tons de verde e flores nativas do campos, feitas de plásticos amarelos. Como não poderia deixar de homenagear a ave símbolo da Serra, " a Harpia ou Gavião Real" ela aparece a frente de seu vestido, sendo simbolizada com latinhas recortadas e pedaços de feltro enaltecendo assim a graciosidade e exuberância da Ave simbolo. 
Para isso a base do vestido foi feita com sacos de ráfia e customizados com diferentes materiais. Para representar os rios foram reutilizados restos de TNT azul e plásticos na cauda. O plástico amarelo foi aproveitamento de embalagens de cerveja e os retalhos foram adquiridos em uma malharia da cidade. As latinhas de cerveja também tiveram seu valor neste momento, sendo utilizadas na parte da frente e costas do vestido através de recortes em patchwork complementando com retalhos de feltros. 
A aluna calça sandálias revestidas com fores de embalagens de cerveja valorizando as flores do campo da Serra da Bodoquena. Todos os materiais foram arrecadados pelos próprios alunos da unidade escolar, estimulando a criatividade e incentivando a reutilização.
Descrição Figurino Masculino: O figurino masculino representa os Ipês amarelos, árvores que chamam atenção na época da estiagem por colorir a Serra em meio a seca. A base da roupa foi feita com sacos de rafia. A calça foi revestida com pacotes de papel de coar café e pintada com tinta feita com terra, representando, dessa forma, o tronco do ipê. A calça vem acompanhada com um cinto elaborado com fundos de latinhas. O paletó foi recoberto com sacos amarelos de fardos de cerveja, representando as flores do ipê. No colete foram utilizados tampinhas de garrafas amassadas com botões. A cartola, feita de papelão revestida com jornal, teclas quebradas de teclado de computadores e galhos secos que representa o ninho da Harpia. Os sapatos representando as raízes dos ipês.




Colégio Honorato Jacques - FUNLEC
Tema do Figurino: Biodiversidade da fauna da região da Serra da Bodoquena
Descrição Figurino Feminino: O figurino feminino foi inspirado na maior ave de rapina do Brasil do Brasil, o Gavião Real ou Harpia. Apesar de sua visualização difícil, principalmente pela diminuição de seu habitat devido ao desmatamento, o Parque da Serra da Bodoquena torna-se privilegiado em abrigar ninhos desta belíssima espécie.
Para representar a Harpia, o vestido foi confeccionado com sacos de ráfia customizados de caixa de leite e folhas de revistas em tons escuros. Os sapatos foram revestidos com embalagem de ovos de Páscoa, assim como parte das asas, que são feitas de papelão e envolvidas em folhas de revista.
 Como acessório, ela está usando brincos elaborados a partir de latinhas. A coroa foi feita de folhas de revista e as garras são feitas de caixas de leite.
Descrição Figurino Masculino: O figurino masculino vem representando a sucuri, uma serpente comum nas águas cristalinas dos rios da região da Serra da Bodoquena. Para isso, a roupa foi produzida com restos de TNT, tecidos que foram utilizados nas decorações das festa juninas e outros eventos escolares.
Na calça, o TNT foi revestido com embalagens de ovos de Páscoa na cor azul, para representar os rios da Serra da Bodoquena. Na camisa, o TNT foi coberto com embalagens na cor verde para  representar as matas ciliares, importantes para a preservação dos rios e da sucuri. Como estampa, feita com embalagens de ovos de Páscoa, destaca-se o desenho da sucuri, inspirado no hábito da serpente de se enrolar na presa e provocar sua morte.

Escola Estadual João Pedro Pedrossian
Tema do Figurino: Araras
Descrição Figurino Feminino:  Vestido confeccionado com sacola, jornal, retalho de tecidos, tecido de sombrinhas, papel filtro, CD's, prendedor de roupa (quebrado) e cola.
Descrição Figurino Masculino:  Camiseta e bermuda confeccionados com sacola, jornal, retalho de tecidos, tecido de sombrinhas, papel filtro, CD's, prendedor de roupa (quebrado) e cola.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts with Thumbnails