quarta-feira, 22 de outubro de 2014

Recuperação florestal na microbacia do Rio Mimoso contribui para manutenção da qualidade da água da região

Ao todo o Projeto Ilhas Verdes já tem a adesão de 165.000 m2 de área que receberão mudas nativas até 2015.


Continuando as ações de restauração florestal no município de Bonito/MS, o IASB, por meio do Projeto Ilhas Verdes, patrocinado pela Petrobras, tem focado sua atenção na microbacia do rio Mimoso, mais especificamente na região do Médio Mimoso, uma das regiões com maior concentração de pequenas propriedades rurais.

Após as visitas aos proprietários rurais para seleção de áreas, a próxima etapa foi a realização de diagnósticos específicos para definição da metodologia de recuperação mais adequada às propriedades que aderiram ao projeto.

Uma dos métodos utilizados pelo projeto é o isolamento da beira do rio por meio de cercas e já está sendo adotado na Fazenda Barra Bonita. Desde a última semana, uma equipe está fechando dois quilômetros de mata ciliar localizada nesta propriedade, sendo 1 km no Rio Mimoso e 1 Km no Córrego Pequitito.

Além de contribuir para a regeneração natural da vegetação, o cercamento tem a intenção de evitar o acesso do gado, para que estes não pisoteiem as mudas que serão plantadas na área posteriormente.

Pelo seu grande potencial hídrico, esta propriedade foi uma das selecionadas pelo projeto para recompor suas matas e assim, contribuir com a manutenção da qualidade da água da região, dando exemplo para os demais proprietários.

O próximo trecho de mata ciliar a ser cercado localiza-se na Fazenda Santa Maria, cujo curso d´água principal é o Rio da Prata.

Se você tem interesse em recuperar sua beira de rio, ainda dá tempo. Entre em contato com o IASB e peça mais informações.






Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts with Thumbnails