quinta-feira, 17 de fevereiro de 2011

IASB seleciona propriedades na microbacia do Rio Mimoso para recuperação florestal

Durante o mês de fevereiro o IASB - Instituto das Águas da Serra da Bodoquena com o apoio da AGRAER estará selecionando áreas na microbacia do Rio Mimoso, em Bonito/MS para recuperação florestal. A recuperação irá atender as metas do projeto “Ilhas Verdes”, patrocinado pela Petrobras, através do Programa Petrobras Ambiental. As áreas selecionadas receberão dentre mudas nativas e auxílio técnico para o plantio, manutenção e monitoramento durante o período de realização do projeto, 24 meses.
A atividade busca auxiliar os produtores rurais a recuperar áreas degradas dentro das APP - Áreas de Preservação Permanente com mais eficiência e menor custo através de metodologia inovadora para o município de Bonito. Maiores informações disponíveis no Blog www.ilhasverdes.blogspot.com ou entrar em contato pelo e-mail: plantebonito@iasb.org.br ou pelo telefone (67) 3255-1920.


Projeto “Ilhas Verdes”  
O Projeto ILHAS VERDES, patrocinado pela Petrobras, através do Programa Petrobras Ambiental, trata-se de um projeto demonstrativo de recuperação florestal desenvolvido em propriedades rurais do rio Mimoso (Bonito/MS) através de um método denominado “Ilhas Verdes”. Esta técnica consiste em proporcionar um ambiente adequado para o desenvolvimento das mudas nativas, uma vez em que a competição com o capim braquiária é reduzida. Consequentemente não haverá necessidade de manutenção constante, assim o custo da recuperação será reduzido em pelo menos 50%.
Esta metodologia possui caráter inovador para Bonito, pois apesar de testada em outra região do país, obtendo resultados satisfatórios e impressionantes, ainda não foi empregada no município. Assim, o IASB pretende replicá-la em unidades demonstrativas, visando testar sua eficiência quanto o ponto de vista ecológico e econômico nas condições de solo, clima e vegetação encontrados no município.
Além da pesquisa, o projeto irá estimular a conservação da natureza entre a comunidade bonitense através da realização de eventos educativos, dentre eles a II Feira Ambiental e Social de Bonito, dias de campo e eventos de orientação e distribuição de mudas no Dia da Árvore.

 

Por: Marilizi Duarte

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts with Thumbnails