sexta-feira, 29 de abril de 2011

Projeto de extensão da UFMS tem parceria do IASB

Nos dias 27 e 28 de maio, o IASB - Instituto das Águas da Serra da Bodoquena realizou a oficina “Ilhas Verdes guiando o ecoturismo”, com alunos do ensino fundamental I e II da Escola Municipal Durvalina Dorneles Teixeira. A oficina busca relacionar as atividades do Projeto “Ilhas Verdes”, patrocinado pela Petrobras, através do Programa Petrobras Ambiental, com a realidade do turismo no município de Bonito/MS. A iniciativa faz parte do Projeto de Extensão “Reeducar Bonito através do Turismo”, idealizado pela UFMS - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, Campus de Bonito e coordenado pelo Prof. Msc. Guilherme Garcia Velasquez.
A oficina foi divida em três fases: Sensibilização, Construção e Participação. Inicialmente, através de conversa descontraída com os alunos, foram repassadas as ações e expectativas dos projetos desenvolvidos pelo IASB, principalmente quanto a II Feira Ambiental e Social de Bonito: Conhecer para preservar!, que possui foco na educação ambiental. Em seguida, ocorreu a construção, pelos alunos, de materiais educativos que serão expostos no evento comentado anteriormente. Com foco na mobilização, ocorreu o plantio de 120 mudas de árvores nativas, doadas pelo viveiro da RPPN Cabeceira do Prata, a atividade foi direcionada pelo Biólogo Samuel Duleba. Ressaltamos que o plantio foi realizado dentro do Campus de Bonito da UFMS com o objetivo de formar um bosque, construído com mudas plantadas pelos alunos.
A oficina será expandida para outras escolas. Segundo, a pedagoga Nadiani dos Santos, funcionária do IASB, “A oficina possibilita maior assimilação sobre questões ambientais por parte do corpo docente e discente. Atividades diferenciadas, externas a sala de aula, são mais proveitosas”.
Visualize as fotos e deixe comentários.

Por: Marilizi Duarte


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts with Thumbnails