terça-feira, 15 de janeiro de 2013

Metodologias de recuperação florestal: Transposição de solo

A transposição de solo visa resgatar a micro, a meso e a macro fauna/flora do solo (sementes, propágulos, microrganismos, fungos, bactérias, minhocas, algas, etc) pela transposição de porções superficiais de 1m2 de solo das áreas naturais conservadas dos remanescentes de vegetação mais próximos as áreas a serem restauradas. 

O solo da camada superficial tem muitas folhas, sementes, galhos e raízes em decomposição que podem ajudar no processo de recuperação das áreas degradadas, tanto pelas sementes contidas nesse solo quanto pelos organismos, como: bactérias, fungos, ácaros, cupins, formigas, minhocas, besouros, aranhas, grilos entre outros. 

Essas espécies são responsáveis pela transformação dos nutrientes e pela fertilização natural do solo, o que auxilia a recuperação das propriedades físico-químicas do solo degradado e, por consequência, a regeneração da área. 

No entanto, o maior limitante dessa técnica é o custo, porque pode requerer mais atividades operacionais no caso de grandes movimentações de solo em grande distâncias. 


Nos próximos posts daremos mais dicas de metodologias de recuperação florestais mais utilizadas.






Fonte: Cartilha Ilhas Verdes (Disponível aqui)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts with Thumbnails