segunda-feira, 14 de janeiro de 2013

Metodologias de recuperação florestal: Condução da regeneração natural de espécies nativas

A forma mais simples de se conduzir a regeneração natural é parar de fazer uso agrícola ou pecuária da área e permitir o desenvolvimento das plantas nativas que nascem espontaneamente. A condução da regeneração natural é obtida através do controle periódico dos competidores, tais como as plantas invasoras (capins) e as lianas (cipós) em desequilíbrio. Esse controle é feito pelo coroamento dos indivíduos que estão em regeneração ou através do controle das ervas daninhas (capina) da área total. Uma adubação correta, preferencialmente orgânica, também pode ajudar nesse processo. 


É importante lembrar que esse método só é eficaz quando existem, na vizinhança, remanescentes de vegetação nativa que possam fornecer (dispersar) sementes através do vento, da chuva ou dos animais. 

Á área de regeneração devera ser protegida para evitar incêndios e outros danos (caça, incidência de espécies invasoras, erosão no solo e outras) e, consequentemente, destruição da flora e fauna (biodiversidade). A regeneração natural tende a ser a forma de recuperação mais barata. Mas, se a área a ser recuperada não apresenta condições de se regenerar naturalmente, recomenda-se o plantio de mudas e sementes de espécies nativas.

Nos próximos posts iremos dar mais dicas de metodologias de recuperação florestais mais utilizadas.



Fonte: Cartilha Ilhas Verdes (Disponível aqui)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts with Thumbnails