segunda-feira, 28 de janeiro de 2013

Metodologias de recuperação florestal: Poleiros Artificiais


Uma outra metodologia a ser aplicada para recuperação de áreas degradadas é a técnica dos poleiros artificiais (vivos e/ou secos).

Os poleiros secos são estruturas que imitam galhos secos de plantas e atuam como estrutura de repouso, forrageamento e caça para aves. Os poleiros vivos (torres de cipó) são estruturas que apresentam atrativos alimentícios ou de abrigo para os animais que os utilizam. Eles imitam árvores vivas para atrair animais com comportamento distinto e que não utilizam os poleiros secos.

Os poleiros ‘‘ torres de cipós’’ contribuem não somente com a atração direta de dispersores, como  também com a formação de uma barreira efetiva contra ventos fortes e criação de um microclima favorável ao desenvolvimento de espécies esciófitas.

Dentro desse grupo, destacam-se os morcegos, que procuram locais de abrigo para completarem a alimentação dos frutos colhidos em árvores distantes. Aves frugívoras também são atraídas por poleiros vivos quando estes fornecem fonte de alimento.

A implantação desta técnica nos estádios iniciais de recuperação se justifica por contribuir com um intenso aporte de chuva de sementes por meio da avifauna.

A utilização de materiais facilmente perecíveis, como varas de bambu ou de madeira tornam estes poleiros dinâmicos no espaço e no tempo. Normalmente, quando confeccionados de bambu, cumprem sua função, no máximo, no período de um ano. Sua queda representa uma modificação na paisagem e sugerem recolocação de outros em novos locais.

Os experimentos tem mostrado que atuam, no sentido de atrair a fauna da vizinhança, quando estão distribuídos esparsamente, não ultrapassando 4 poleiros por hectare.

Quando da utilização de poleiros vivos (torres de cipó), normalmente, mesmo depois da queda dos poleiros, as lianas utilizadas formam um núcleo sobre o solo ou sobre alguma espécie vizinha que já tenha se desenvolvido e desta forma sua função é mais permanente.




Nos próximos posts daremos mais dicas de metodologias de recuperação florestais mais utilizadas.






Fonte: Cartilha Ilhas Verdes (Disponível aqui)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts with Thumbnails