terça-feira, 29 de janeiro de 2013

Metodologias de recuperação florestal: Plantio com sementes ou semeadura direta


O plantio por sementes ou semeadura direta é uma técnica que supera uma das primeiras barreiras à regeneração natural, isto é, a ausência de sementes. Nesta técnica as sementes são lançadas diretamente no local a ser restaurado. O sucesso no emprego da semeadura depende de condições mínimas para que ocorra a germinação das sementes e, posteriormente, possibilitem que as mudas cresçam e se estabeleçam.  

A semeadura pode ser utilizada para o adensamento e o enriquecimento de áreas degradadas, assim como para plantio na área toda.

Para o plantio é aconselhável que seja feita uma muvuca de sementes, que consiste na mistura de diversas sementes de espécies arbustivos/arbóreas.

Apesar das baixas taxas de germinação e do alto índice de mortalidade das mudas recém germinadas, a “muvuca” mostra-se promissora por oferecer muitas vantagens em comparação com o plantio com mudas, pois é mais rápida e de baixo custo.

O instituto das Águas a Serra da Bodoquena – IASB já experimentou esta metodologia, obtendo resultados bastantes promissores.

Nos próximos posts daremos mais dicas de metodologias de recuperação florestais mais utilizadas.





Fonte: Cartilha Ilhas Verdes (Disponível aqui)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts with Thumbnails