sábado, 5 de janeiro de 2013

Recuperação Florestal: Porque devemos nos preocupar com isso?


A preocupação com a reparação de danos provocadas aos ecossistemas não é recente. Plantações florestais têm sido estabelecidas desde o século XIX no Brasil com diferentes objetivos. Mas devido a constante busca de tirar da natureza meios para seu sustento e desenvolvimento, o homem provocou  e ainda provoca intensa degradação ambiental, tornando a destruição das florestas um fato tão corriqueiro em nosso país que plantações florestais para recuperar áreas degradadas se tornou um trabalho cada vez mais comum, importante e urgente.

O processo de eliminação das florestas resultou nu conjunto de problemas ambientais como a extinção de espécies da fauna e flora, as mudanças climáticas locais, a degradação do solo e o assoreamento dos cursos d’água, que por sua vez, são os que apresentam mais rapidamente as consequências.
A floresta e outras formas de vegetação nativa exercem importante papel ao auxiliar no que se chama de regime hídrico permanente.

Com seus vários componentes (folhas, galhos, troncos, raízes e solo), age como uma poderosa esponja que retém a água da chuva e a libera aos poucos, ajudando a filtrá-la e a infiltrá-la no subsolo, alimentando o lençol freático. Com o desmatamento, surgem problemas como a escassez de água. Além disso, com a retirada da vegetação, a água da chuva chega cada vez mais rápida aos rios, provocando enchentes na época chuvosa.

Esses são só alguns motivos para pensarmos por quê promover a recuperação florestal, principalmente das matas ciliares, consideradas áreas de preservação permanente pelo Código Florestal Brasileiro.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts with Thumbnails