segunda-feira, 18 de fevereiro de 2013

Metodologias de recuperação florestal: Plantio de Mudas

As atividades de plantio de mudas envolvem diferentes etapas, como a produção e transporte de mudas, formação de uma equipe de plantio, preparo do solo, distribuição das mudas na área e o plantio nas covas.

As mudas dever ser encomendadas e/ou produzidas com antecedência para adquirir as quantidades e espécies desejadas e de preferencia próximas ao local do plantio. Uma alternativa é produzir as mudas na própria fazenda, pois grandes distancias encarecem e frequentemente prejudicam a integridade das mudas.

A escolha das espécies é fundamental para o sucesso de qualquer plantio, por isso deve-se observar quais são as espécies frequentes na região e levar em consideração os diferentes tipos de vegetação (ex.: varjão, matas ciliares, florestas, cerrados abertos etc).

Os plantios com mudas podem ser planejados de diferentes formas, ou seja, em linhas com diferentes espaçamentos, para enriquecimento ou adensamento em áreas que já possuem presença de árvores ou em ilhas, melhor explicado nos próximos posts. De modo geral os plantios de mudas podem demandar alto custo inicial, mas são utilizados em larga escala devido ao seu alto índice de sucesso quando são bem empregados.

Nos próximos posts iremos dar exemplo de tipos de plantio de mudas como, por exemplo, "Plantio de Mudas em Linhas", "Enriquecimento", "Adensamento" e o "Sistemas Agroflorestais".

Fonte: Cartilha Ilhas Verdes (Disponível aqui)


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts with Thumbnails