segunda-feira, 4 de março de 2013

Metodologias de Plantio de Mudas: Plantio de mudas em Linha

Os plantios em linas podem ser indicados para recuperar grandes áreas e tem como prioridade recobrir rapidamente o solo desmatado e, assim, competir com a população de capim. Mas, quando não bem implantado, pode depender de manutenção constante a fim de que a muda possa se desenvolver. A velocidade do recobrimento está diretamente relacionada com a determinação dos espaçamentos, com a distribuição e a escolha das espécies. O espaçamento pode ser feito com várias combinações de distâncias entre as linhas e as mudas (ex.: 2x3m, 5x5m etc) onde o primeiro número refere-se à distancia entre as linhas e o segundo número refere-se à distância entre as mudas. Um espaçamento de 3m entre as linhas com 2m entre mudas permite mecanização das atividades de limpeza nas linhas de plantio, enquanto um espaço 2m x 3m não permite.

Ambos os espeçamentos têm a mesma densidade de mudas (1.666 mudas/ha) e as linhas de mudas seguem paralelas ao leito do rio, ou seja, em nível.

As linhas podem conter mudas intercaladas, ou seja, uma linha de preenchimento com espécies pioneiras (espécies mais rústicas, de rápido crescimento e formação de copa) e outra de diversidade, com espécies não pioneiras (espécies diversas, como frutíferas, árvores de porte baixo e/ou crescimento mais lento).

As linhas podem ser com mudas mistas ou, ao acaso, onde as espécies arbóreas pioneiras e não pioneiras são dispostas alternadamente na mesma linha de plantio.

As linhas de plantio devem seguir as curvas de nível, no entanto, o espaçamento deve levar em consideração tanto o interesse em mecanizar os tratos culturais como a declividade, pedregosidade e a sustentabilidade à erosão.

Nos próximos posts iremos dar exemplo de tipos de plantio de mudas como, por exemplo, "Enriquecimento", "Adensamento" e o "Sistemas Agroflorestais".

Fonte: Cartilha Ilhas Verdes (Disponível aqui) 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts with Thumbnails