segunda-feira, 12 de agosto de 2013

Equipe realiza monitoramento em áreas de implantação de projetos


No mês de julho de 2013, propriedades rurais participantes do Projeto Ilhas Verdes e do Programa Plante Bonito receberam a visita da equipe técnica do IASB para avaliação da área em recuperação e do desenvolvimento das mudas nativas.

Foi observada que a grande maioria das mudas se encontram em crescimento. No entanto, alguns locais sofreram interferências, tanto pela ação antrópica, onde as plantas foram podadas no momento da roçada quanto pelo frio que pairou sobre a cidade de Bonito por alguns dias, o que provocou o fenômeno geada negra, afetando as mudas. Por estes motivos, foram encontradas várias espécies em processo de rebrota, onde o caule principal morreu, mas houve rebrota na base. Isto fez com que algumas delas aparentassem não terem tido crescimento algum.

Também observou-se que com a retirada pela raiz do capim braquiária, o único trabalho de manutenção feito nas áreas foi “abrir” as ilhas, pois com o crescimento do capim, o mesmo deitou sobre elas. Essa abertura consistiu no pisoteio deste capim, não necessitando de ferramentas.

É importante ressaltar que caso a etapa inicial de implantação seja mal conduzida, o capim pode se alastrar entre a ilha, dificultando a limpeza e aumentando a necessidade de manutenção, situação encontrada em pelo menos duas propriedades visitadas.

Após o levantamento realizado, foi identificada a necessidade de se fazer a reposição das mudas em pelo menos três propriedades. Estas reposições foram programadas para acontecer a partir do mês de setembro, quando se inicia o período de chuvas na região.

Maiores informações podem ser obtidas nos relatórios de vistorias disponibilizados no Blog: www.plantebonito.blogspot.com













Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts with Thumbnails