terça-feira, 20 de agosto de 2013

Ilhas Verdes realiza plantio na mata ciliar do Córrego Itamaraty

Por meio do Programa Plante Bonito, o IASB assume o compromisso de vistoriar as áreas em recuperação por pelo menos 24 meses e, a replantar o número exato de mudas que vieram a morrer neste período. 

Assim, durante última vistoria anual realizada na Fazenda Estância Mimosa, feita nos meses de junho e julho de 2013, identificou-se um total de 75 mudas mortas na área em recuperação pertencente à mata ciliar do Córrego Itamaraty.

Com o apoio de funcionários da fazenda, a equipe do IASB acompanhada da voluntária Izabelli, realizou um novo plantio no dia 05 de agosto de 2013. 

Entre os anos de 2007 a 2012, o Programa Plante Bonito adotava nos projetos de reflorestamento o método do plantio convencional. A partir de 2013, todos os plantios efetuados utilizam da metodologia de Ilhas Verdes, um técnica de recuperação florestal baseada no conceito de nucleação, pesquisada pela instituição durante dois anos. Clique aqui para saber mais sobre o Projeto Ilhas Verdes.

Para a reposição das mudas, adotou-se a implantação de 15 ilhas. Cada ilha ficou em média com 3 metros de diâmetro. Uma limpeza manual com o auxílio de enxadas, enxadão e pá cavadeira foi realizada para retirar a parte aérea do capim braquiária e todos os vestígios de raízes. Com exceção desta gramínea, as outras plantas presentes no coroamento da ilha foram preservadas.

Após a limpeza, procedeu-se ao plantio, concentrado em 5 mudas por ilha. Todas as covas foram adubadas com composto orgânico produzido através da compostagem do esterco do gado, restos de comida e folhas secas. Este composto foi fornecido ao IASB pela Fazenda Cabeceira do Prata.

Após esta etapa o solo no interior do coroamento sofreu uma leve descompactação, feita com o auxílio de enxada, para que houvesse a quebra de sua camada inicial a fim de receber a farofa de sementes nativas utilizadas na metodologia de plantio.

As 75 mudas plantadas para a reposição não terão dados de altura e do diâmetro a altura do solo (DAS) recolhidos durante as vistorias, uma vez que esta ação já é adotada nas mudas que encontram-se em bom estado de desenvolvimento na área. Avaliações visuais serão feitas, principalmente no que se refere à mortandade destas novas mudas plantadas e a eficiência da metodologia de plantio utilizada.

As mudas utilizadas são provenientes do viveiro mantido pela RPPN Cabeceira do Prata. Foram introduzidas na área essências florestais características do local, distribuídas em 19 espécies.

Confira aqui o relatório completo.








Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts with Thumbnails