quinta-feira, 5 de setembro de 2013

Banco do Brasil certifica o Projeto Ilhas Verdes como uma tecnologia social

A 7º edição do Prêmio Fundação Banco do Brasil de Tecnologia Social recebeu 1.011 inscrições de iniciativas sociais vindas de todas as regiões do País, dessas 192 foram certificadas como tecnologias sociais, entre elas o Projeto Ilhas Verdes, desenvolvido pelo Instituto das Águas da Serra da Bodoquena - IASB.

Realizado em um período de 2 anos, o Projeto Ilhas Verdes que contou com o apoio da Petrobras, através do Programa Petrobras Ambiental, tratava de um projeto demonstrativo de recuperação florestal desenvolvido em propriedades rurais do rio Mimoso através de um método para controle do capim braquiária denominado “Ilhas Verdes”. Esta técnica consiste na proteção das mudas e sementes nativas, evitando a proliferação do capim próximo a elas, não necessitando de manutenção constante.

Para os organizadores do prêmio Tecnologias Sociais são produtos, técnicas ou metodologias reaplicáveis, desenvolvidas na interação com a comunidade e que representem efetivas soluções de transformação social. Está baseado na disseminação de soluções para problemas voltados a demandas de alimentação, educação, energia, habitação, renda, recursos hídricos, saúde, meio ambiente, dentre outras.

A certificação do Projeto Ilhas Verdes só afirma a importância do projeto para o município de Bonito e a qualidade dos projetos desenvolvidos pelo IASB”, ressalta Liliane Lacerda – Coordenadora do projeto.

Essa é a segunda vez que o Instituto das Águas da Serra da Bodoquena – IASB tem um dos seus projetos Certificado como Tecnologia Social, em 2011 foi à vez do Projeto Sistemas Agroflorestais: Uma alternativa para manter a floresta em pé

Nesta edição serão escolhidas 30 Tecnologias Sociais finalistas e, destas, 15 serão as vencedoras, na classificação de 1º, 2º e 3º lugar, em cada categoria.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts with Thumbnails