quarta-feira, 30 de abril de 2014

IASB divulga os desenhos finalistas do Concurso de Desenhos

Essa ação faz parte do Projeto Ilhas Verdes que é desenvolvido pelo IASB e conta com o patrocínio da Petrobras.

O Instituto das Águas da Serra da Bodoquena/IASB promoveu nesta quinta-feira (24) a escolha dos desenhos finalistas do Concurso de Desenhos “Nas Linhas da Serra da Bodoquena” que foi desenvolvido com alunos do 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental das escolas municipais de Bonito, Jardim, Porto Murtinho e Bodoquena.

A Comissão Julgadora, composta por Analistas Ambientais do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade/ICMBio e representantes de Bonito, Jardim e Bodoquena, escolheram os vinte (20) desenhos finalistas, cinco de cada município, que irão compor o Calendário Ambiental 2015 e participar da votação pública.

Na oportunidade também foram selecionados os 5 nomes finalistas do Concurso “Dê um nome para o Mascote do Parque Nacional da Serra da Bodoquena”, desenvolvido pelo ICMBio em parceria com o IASB.

Assim como os desenhos, os nomes estarão em votação pública das 09hs00 às 15hs00 no dia 06 de maio em Bonito, 07 em Bodoquena, 08 em Jardim e 09 em Porto Murtinho. O resultado final da votação será divulgado dia 06 de junho, durante a V Feira Socioambiental de Bonito.












Confira a lista dos nomes e significados escolhidos para o nome do mascote do Parque Nacional da Serra da Bodoquena:
- Yajajuh (Diadjuru): significa “difícil de achar” na língua indígena, e representa a realidade da nossa fauna principalmente a harpia que é uma ave raramente vista em nossas matas, além de retratar a cultura dos primeiros povos que habitaram a Serra da Bodoquena.

- Apoenã: nome de origem indígena formado pela junção das palavras, “Apoema” que significa aquele que vê mais longe e “Nã” guerreiro forte. Essas são algumas das muitas características da harpia.

- Kaluanã: expressão que significa ave forte e guerreira.

- Uiru Uetê: palavra de origem tupi que é composta pelos termos “Tê” verdadeiro e “Uiraçu” ave grande, significando ave grande verdadeira.

- Tikena: O nome é formado pela junção de duas palavras, “Tikote” que significa árvore na língua indígena e “Ena” de Bodoquena. Representa o fato da harpia utilizar árvores mais altas da floresta e Bodoquena para homenagear a região da Serra da Bodoquena.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts with Thumbnails