Essa ação faz parte do Projeto Ilhas Verdes que é desenvolvido pelo IASB e conta com o patrocínio da Petrobras.


Na oportunidade também foram selecionados os 5 nomes finalistas do Concurso “Dê um nome para o Mascote do Parque Nacional da Serra da Bodoquena”, desenvolvido pelo ICMBio em parceria com o IASB.

Confira a lista dos nomes e significados escolhidos para o nome do mascote do Parque Nacional da Serra da Bodoquena:
- Yajajuh (Diadjuru): significa “difícil de achar” na língua indígena, e representa a realidade da nossa fauna principalmente a harpia que é uma ave raramente vista em nossas matas, além de retratar a cultura dos primeiros povos que habitaram a Serra da Bodoquena.
- Apoenã: nome de origem indígena formado pela junção das palavras, “Apoema” que significa aquele que vê mais longe e “Nã” guerreiro forte. Essas são algumas das muitas características da harpia.
- Kaluanã: expressão que significa ave forte e guerreira.
- Uiru Uetê: palavra de origem tupi que é composta pelos termos “Tê” verdadeiro e “Uiraçu” ave grande, significando ave grande verdadeira.
- Tikena: O nome é formado pela junção de duas palavras, “Tikote” que significa árvore na língua indígena e “Ena” de Bodoquena. Representa o fato da harpia utilizar árvores mais altas da floresta e Bodoquena para homenagear a região da Serra da Bodoquena.
Nenhum comentário:
Postar um comentário