segunda-feira, 20 de julho de 2015

Seminário de Políticas Públicas realizado em Bonito

O Instituto das Águas da Serra da Bodoquena – IASB auferiu entre os dias 01 a 03 de junho deste ano, representantes de “Norte a Sul” do Brasil que participaram do Seminário Nacional de Políticas Públicas com o tema Floresta, Água e Clima, patrocinado pela Petrobras através do Projeto Ilhas Verdes com apoio da Prefeitura Municipal de Bonito.
O objetivo primordial e geral do Seminário foi discutir avanços e retrocessos das políticas públicas ambientais e formular diretrizes para sua implementação.
Para isso, a programação foi amplamente diversificada, contendo palestras e debates para todos os pontos de vista.
O tema do evento submeteu a uma reflexão sobre a integração do meio ambiente no plano político e econômico, possibilitando a criação de uma consciência crítica sobre aspectos relevantes ao Novo Código Florestal.
Durante a programação tivemos dois momentos especiais; O lançamento do livro Floresta Água e Clima: Boas Práticas nos Biomas Brasileiros, contendo textos, fotos e relatos dos projetos patrocinados pelo Programa Petrobras Socioambiental, este reuniu orientações e aprendizados de cada projeto que servirá de base aos outros órgãos, pessoas e instituições que desejem implantar iniciativas semelhantes.
A exibição do documentário “A Lei da Água – Novo Código Florestal”. Dirigido por André D’Elia e com produção executiva de Fernando Meirelles, o filme retratou a polêmica sobre as mudanças da nova Lei Florestal que revogou o antigo Código Florestal. Exibido apenas em algumas capitais do país por meio de financiamento coletivo e, a nossa Instituição recebeu com exclusividade para ser assistido pelos participantes do Seminário.
Foram realizadas duas oficinas no 1º dia: Oficina Rede Aprendizagem - Instituto Supereco e Oficina “Indicadores Socioambientais” - Laboratório de Resultados Petrobras. Essas oficinas foram direcionadas especialmente aos representantes dos projetos.
A partir do 2º dia, aconteceram as mesas redondas, tivemos a honra de serem ministradas por palestrantes de renome (Nacional e Internacional) tais como: Andree Marie Louise de Ridder Vieira - Petrobras; Ricardo Ribeiro Rodrigues – ESALQ/USP; Vera e Yuri Sanada – Ambientalistas; Ângelo José Rodrigues Lima – WWF-Brasil; José Neumar Francelino – MAPA; Márcio Macedo Costa – BNDS; Carlos Roberto Sanqueta – UFPR; Eduardo Romero – Vereador/Mediador; Cloude de Souza Correia – UnB; Sônia Bone Guajajara – Coiab; Devanir Garcia dos Santos – ANA; Mateus Motter Dala Senta – MMA; Beto Mesquita - CI; Gabriela Savian – CI e Antenor Aguiar - UFS.
A realização do seminário foi uma especial oportunidade para o diálogo entre instituições com diferentes interesses, mas sinérgicas no cumprimento do seu papel para a proteção da vida e do meio ambiente.
Com a efetiva participação de cerca de 200 pessoas de diferentes Estados brasileiros, dos parceiros e patrocinadores, gestores públicos, pesquisadores, estudantes  e estudiosos das questões tiveram a oportunidade de debater temas desafiantes e inovadores   voltados à causa do desenvolvimento econômico sustentável, com respeito às leis do nosso País, em defesa da vida no Planeta.







Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts with Thumbnails