quarta-feira, 22 de junho de 2011

IASB inicia coleta de sementes de árvores nativas, arbustos, ervas e lianas


O Instituto das Águas da Serra da Bodoquena (IASB), na busca de atender sua missão: “Gerir os recursos naturais de forma participativa e sustentável, visando recuperar, conservar e proteger o solo, as matas, os rios e a biodiversidade da Região da Serra da Bodoquena, proporcionando melhor qualidade de vida”, iniciou a atividade de coleta de sementes de árvores, arbustos, ervas e lianas. Tal atividade visa utilizar matrizes saudáveis e nativas para produzir mudas e aplicar a metodologia piloto de recuperação proposto pelo Projeto “Ilhas Verdes, patrocinado pela Petrobras, através do Programa Petrobras Ambiental.
Tal atividade é de extrema importância para o projeto, pois além de criar um banco de registro quanto à fenologia, serão cadastrados pontos de coleta com espécimes matrizes, levando em consideração suas potencialidades para revegetação e recuperação de matas ciliares e ocorrência na região. Serão utilizadas sementes de espécies pioneiras; espécies secundárias e, espécies clímax.
As mudas serão produzidas no Viveiro do Rio da Prata, localizado no município de Jardim/MS. Algumas mudas serão captadas do Viveiro Municipal, através da Secretaria Municipal de Meio Ambiente de Bonito.
Por: Marilizi Duarte

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts with Thumbnails