quarta-feira, 9 de janeiro de 2013

Mata Ciliar: Porque são tão importantes?

É necessário recuperar as florestas enquanto seus serviços ambientais não estão totalmente comprometidos, sob pena de prejudicarmos o futuro da vida nas cidades e no campo: sem as matas ciliares, os rios, lagos e represas ficarão mais poluídos e assoreados, inviabilizando a agricultura e o abastecimento de água para a população. Sem a vegetação nos topos de morro e áreas muitos íngremes, populações inteiras ficam à mercê da sorte em épocas de chuvas, quando as encostas desprotegidas deslizam e vêm abaixo, causando inúmeros prejuízos econômicos, sociais e ambientais. 

Preservar os remanescentes de vegetação nativa é fundamental para manter as nascentes e fontes, para regular o fluxo dos mananciais de água que abastecem cidades e comunidades do interior e, para regular o clima, a temperatura e qualidade do solo e proteger escarpas e encostas de morros. 

Fragmentos de floretas e as matas ciliares também funcionam como corredores para que animais e sementes possam transitar entre as áreas protegidas e garantir a alimentação, proteção e variabilidade genética das mais diversas espécies. Isso ajuda muito no controle das mais diferentes espécies de pragas. 

No entanto, quando ocorrem mudanças no uso de solo, ou seja, uma florestas é derrubada e queimada, dando lugar ao estabelecimento de pastagem, agricultura ou outra forma de uso da terra, ocorre a liberação de uma grande quantidade de carbono na forma de CO2 para a atmosfera contribuindo, assim, com o aquecimentos global. A retirada de cobertura florestal causa alterações no balanço hídrico, tornando o clima seco e quente. A taxa de evapotranspiração da floresta é maior do que qualquer cultivo ou pastagem, e com a mudança no uso do solo, o fluxo de vapor de água para a atmosfera diminui sensivelmente, alterando o ciclo hidrológico. 




Fonte: Texto retirado da Cartilha Ilhas Verdes, disponível em versão online. Clique aqui para ter acesso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts with Thumbnails