sábado, 12 de janeiro de 2013

Recuperação florestal: metodologias de recuperação florestal



A natureza tem grandes aliados em seu trabalho de recomposição das florestas. Mesmo assim, é um trabalho lento e gradual, onde chuva, o vento, os animais e as próprias plantas, que fornecem as sementes, dão sua contribuição para o restabelecimento da vegetação. 


É correto pensar que a floresta pode se regenerar, mesmo numa área onde a vegetação foi totalmente retirada, desde que esteja bem protegida do fogo, do pastoreio e de ouros fatores de destruição. Mesmo com toda proteção possível, o período de regeneração não ,e igual para todas as áreas, pois sofre a influencias de vários fatores, principalmente o modo como o solo foi usado anteriormente e o tempo de uso. 

Esses fatores influem não só no tempo de regeneração, mas também na forma como tudo acontece, isto é, no tipo de vegetação que surge e nas varias fases do processo de recuperação. 

O plantio de árvores e sementes nativas pode acelerar a recuperação das florestas. Isso é importante não só para melhorar as condições gerais e legais da propriedade, como também para garantir a prestação dos serviços ambientais que elas nos fornecem. 

Ao contrario do que se pensa, as espécies nativas podem ser plantadas com facilidade e existem algumas metodologias ou técnicas de plantio que até favorecem o seu crescimento. 

Existem varias que podem ser utilizadas para a recuperação de áreas degradadas. Mas para escolher a mais adequada é fundamenta observar com atenção itens como nível de degradação do solo, presença de remanescentes florestais, potencial de regeneração natural, mas principalmente, a urgência da recuperação e quanto de recurso se tem para investir nesta ação. 

Se a área não tiver um solo muito degradado e nela ou no seu entorno existirem remanescentes de vegetação nativa que possam fornecer sementes, propágulos ou plântulas, a capacidade de regeneração nessa área será maior e, consequentemente, haverá menor necessidade de intervenção e menores custos de restauração. 

Entretanto, se a área estiver degradada por fatores como uso agrícola intensivo, queimadas, erosão e sem substrato (solo) de qualidade, o método de recuperação florestal envolvera o plantio de mudas e/ou sementes de espécies nativas. 

Nos próximos posts iremos dar dicas de metodologias de recuperação florestais mais utilizadas.


Fonte: Cartilha Ilhas Verdes (Disponível aqui)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts with Thumbnails