quinta-feira, 6 de junho de 2013

Evento realizado pelo Projeto Ilhas Verdes tem continuidade em 2013

Realizada por dois anos pelo Projeto Ilhas Verdes, com o apoio da Petrobras, através do Programa Petrobras Ambiental, a Feira Ambiental e Social de Bonito teve sua quarta edição realizada em 2013, levando adiante informações ambientais importantes para a comunidade bonitense, continuando a destacar iniciativas de conservação importantes, como se propôs o projeto Ilhas Verdes.

A realização do evento é uma prova de que o projeto Ilhas Verdes tem dado continuação às atividades por ele iniciadas, buscando outras fontes de apoio e parcerias para a realização destas atividades.

Abaixo segue histórico da Feira Ambiental:

Em 2009, a vontade de levar às pessoas informações variadas a respeito da situação socioambiental da região em que vivem foi colocada no papel com a intenção de encontrar patrocinadores, apoiadores e parceiros que fizessem o sonho virar realidade. A ideia deu certo e a Feira Ambiental e Social de Bonito: Conhecer para Preservar ganhou vida em 2010 com o apoio do Fundo Socioambiental CASA.

Mais de 3.000 pessoas prestigiaram o evento, deixando o sentimento de que ele não poderia ficar apenas em uma única edição. A partir daí, a vontade de uma instituição virou a vontade de várias, e o sonho foi crescendo, permitindo que a cada ano, o evento se repetisse. Três mil e quinhentos visitantes em 2011 e quatro mil visitantes em 2012 não deixam dúvidas de que o evento foi adotado pela comunidade e principalmente, pelo município. Nestes anos, o evento contou com o apoio da Petrobras, pois foi adotado pelo projeto Ilhas Verdes.

Em todas as suas edições, a Feira Ambiental e Social de Bonito coloca para a sociedade temas estratégicos e importantes, que visam à conservação da biodiversidade, da água, do clima, com vistas ao desenvolvimento sustentável, levando em consideração que é possível sim crescer sem degradar a natureza.

Desta forma, há quatro anos representantes de setores governamentais e iniciativa privada tem a chance de trocar conhecimentos e expor à comunidade experiências bem sucedidas, a fim de possibilitar às mesmas, o exercício da cidadania ambiental.

A recepção pelo público e as oportunidades de contato direto com diferentes questões socioambientais permitem que a Feira Ambiental e Social de Bonito seja uma ação contínua, onde a cada ano, em um único espaço, mais iniciativas importantes de conservação da natureza possam ser divulgadas, marcando a comemoração de uma data tão importante, o Dia Mundial do Meio Ambiente.

Para o IASB, fazer com que a população bonitense conheça melhor o local onde vivem é uma forma de deixa-la mais preparada e estimulada à promoção de sua conservação.

E é novamente com esta intenção que o Instituto das Águas da Serra da Bodoquena realizou com grande satisfação a quarta edição da Feira Ambiental e Social de Bonito: Conhecer para Preservar!

Repleta de palestras, oficinas, brincadeiras e apresentações, o IASB quis que o evento novamente servisse de inspiração para a prática da conservação da natureza e ampliando o conhecimento de todos sobre a importância da Serra da Bodoquena.

Um evento que proporcionou momentos de reflexão por parte dos visitantes, orgulho por parte dos patrocinadores e créditos por parte dos parceiros.

O IASB agradece todo o empenho disposto por diretores, sócios, parceiros, patrocinadores, colaboradores, equipe técnica e voluntários nas quatro edições do evento.

Em especial, o agradecimento vai para os patrocinadores que viabilizaram a realização do evento em 2013, sendo eles: Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos – ECT; Conselho Municipal de Meio Ambiente, através da Prefeitura de Bonito; Fundação de Turismo de Mato Grosso do Sul e, Centro de Convenções de Bonito. Agradecimentos também vão para os patrocinadores que possibilitaram a realização das três últimas edições do evento: Fundo Socioambiental CASA, COMDEMA e Petrobras, através do Programa Petrobras Ambiental

Agradecimentos ainda aos diversos apoiadores do evento, que podem ser conhecidos no canto esquerdo deste blog.

Para finalizar, é importante registrar que a quarta edição da Feira Ambiental e Social de Bonito foi ainda mais completa, pois, pela primeira vez, recebeu a participação de instituições importantes, como o Instituto SOS Pantanal, Sanesul e Projeto Onçafari e acolheu a Conferência Municipal de Meio Ambiente, uma ação da Prefeitura de Bonito, através da Secretaria Municipal de Meio Ambiente.

Foi a soma de eventos que buscam um objetivo em comum: emponderar os participantes de diferentes setores da sociedade para assumir sua responsabilidade com o meio ambiente.

Por: Liliane Lacerda
































Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts with Thumbnails