quarta-feira, 29 de janeiro de 2014

Porto Murtinho adere às ações de Educação Ambiental do Projeto Ilhas Verdes

Nesta terça-feira (28), o Instituto das Águas da Serra da Bodoquena – IASB se reuniu com a Secretaria Municipal de Educação de Porto Murtinho para expor ações de Educação Ambiental a serem desenvolvidas no município. Estiveram presentes a Secretária Municipal de Educação, Maria Donizeth dos Santos, a responsável pela Normatização, Ana Paula Cardoso e a Diretora das Escolas Indígenas, Fátima Diaz.

Os assuntos da pauta envolveram a divulgação dos concursos promovidos pelo IASB e pelo parceiro ICMBio – Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade. Na ocasião detalhes sobre os concursos: Concurso de Desenhos “Nas Linhas da Serra da Bodoquena” e o concurso para escolha do nome do Mascote do Parque Nacional da Serra da Bodoquena foram apresentados e sanadas as dúvidas.

Durante a reunião foi pactuada a parceria do município para realização dos concursos entre as escolas municipais e já agendada as datas de lançamento e a capacitação prevista com os professores, iniciando com os mestres da área indígena no dia 10 de fevereiro. Nesta ocasião eles serão orientados sobre o tema do concurso e as regras do regulamento para terem mais facilidade na orientação dos alunos quanto à criação dos desenhos.

O Concurso Nas Linhas da Serra da Bodoquena
O concurso de desenhos “Nas Linhas da Serra da Bodoquena”, é inserido dentro do Projeto Ilhas Verdes, que já vinha promovendo esta ação há pelo menos três anos no município de Bonito, expandindo-o este ano para os municípios do entorno da Serra. O projeto em questão recebe o patrocínio da Petrobras, através do Programa Petrobras Ambiental. Tem o objetivo de difundir características ecológicas e geológicas do Planalto da Bodoquena (Serra da Bodoquena), promovendo maior aprendizado entre professores e alunos.
 
Realizado em etapas, o concurso premia os três desenhos que melhor represente a região. Entretanto, todos os desenhos finalistas, sendo um total de 20, são utilizados para ilustrar o Calendário Ambiental IASB no sentido de valorizar a criatividade do aluno, bem como divulgar o nome de sua escola e município.

O Concurso Dê um nome para o Mascote do Parque Nacional da Serra da Bodoquena
Promovido pelo ICMBio, escritório local do Parque Nacional da Serra da Bodoquena, este concurso tem como principal objetivo promover a espécie símbolo da unidade, o Gavião-real, também conhecido por Harpia. Consequentemente é esperado que os participantes despertem a consciência ecológica das pessoas que residem no entorno do Parque, visando promover sua divulgação e conservação.

Por Jeferson Silva

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts with Thumbnails