quinta-feira, 24 de julho de 2014

Projeto Ilhas Verdes realiza visitas técnicas nas propriedades rurais da Bacia do Rio Formoso

Os proprietários que desejam recuperar beira de rios e receber o apoio do Projeto Ilhas Verdes podem procurar os técnicos do IASB, onde receberão todas as informações de como se cadastrar.

A equipe técnica do IASB começou a visitar nesta semana as propriedades interessadas em participar do Projeto Ilhas Verdes, um projeto desenvolvido pelo Instituto das Águas da Serra da Bodoquena com o patrocínio da Petrobras.

As visitas servem para que seja feita uma avaliação técnica das áreas de mata ciliar, bem como estimular os produtores à adoção de boas práticas agroambientais.
 
O Projeto Ilhas Verdes tem como objetivo restaurar matas ciliares dos cursos d’águas pertencentes à Bacia Hidrográfica do Rio Formoso. Além disso, visa orientar produtores rurais quanto a melhorias na produtividade, sendo por meio da promoção de dias de campo, cursos, oficinas, palestras e até mesmo incentivo, por meio da doação de mudas, para implantação de sistemas silvipastoris, quintais agroflorestais ou cercas viva.

Até o momento foram realizadas 3 visitas de um total de 19 propriedades interessadas. Destas visitas, 1 se enquadra na linha de restauração de matas ciliares e 2 na linha de estímulo a boas práticas agroambientais. Em ambos os casos, os produtores receberão as mudas nativas já adubadas, seguida da orientação de como proceder ao plantio dependendo da linha de enquadramento da propriedade. A definição das espécies de mudas de árvores nativas que serão utilizadas na propriedade é feita juntamente com o proprietário, atendendo as exigências técnicas conciliadas com a escolha e preferência do proprietário. A pretensão é que o plantio das mudas comece logo no período das chuvas, que na região ocorre de outubro a abril.

Tendo em vista os debates promovidos nos últimos meses, tanto no I Seminário de Conservação Ambiental da Serra da Bodoquena quanto na Audiência Pública que discutiu sobre os problemas ambientais do rio Formoso, o projeto vem de encontro com a atual demanda do município que é promover a recuperação e conservação deste rio. Assim, além da equipe levar informação aos produtores, os chama a agirem em prol da restauração de suas matas.

Os proprietários que desejam recuperar beira de rios e receber o apoio do Projeto Ilhas Verdes podem procurar os técnicos do IASB, onde receberão todas as informações de como se cadastrar.

Outras informações podem ser obtidas pelo telefone 67 3255-1920, pelo e-mailiasb@iasb.org.br ou na sede do IASB, Rua 24 de fevereiro, 1.507 – Centro, Bonito/MS.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts with Thumbnails